domingo, 4 de abril de 2010

Opinião: Final do Turno da 1ª Fase

Por Leonardo Vieira Barbalho


Após o término do turno da 1ª fase, podemos observar o quanto a Série B Carioca está disputada, principalmente no Grupo B, onde não podemos indicar quais serão os clubes classificados para a próxima fase. A diferença entre o líder, Sendas, e o 6º colocado, Sampaio Correa, é de apenas 4 pontos. Esta acirrada disputa na chave prova que o favoritismo que se aplica a alguns clubes antes do início das competições, muitas vezes, acaba ficando no papel.
Pouco antes do início da Segundona podiamos ler na mídia que Sendas e Goytacaz seriam os grandes favoritos do Grupo B. Tal afirmação se devia pelas belas campanhas que esses clubes apresentaram na competição em 2009. Mas o futebol é uma caixinha de surpresas. Ninguém contava que outros clubes poderiam chegar junto na competição. Se a 1ª fase terminasse hoje, o favorito Goytacaz estaria fora da briga pelo título. E quem contaria que o Ceres, que viveu uma fase terrível nos últimos 3 anos, com dois licenciamentos e um "quase-rebaixamento" poderia apresentar boas surpresas? Nosso Ceres, tão ignorado até mesmo pela mídia secundária que cobre o futebol intermediário do Estado do Rio de Janeiro. Pelo contrário. Todos poderiam afirmar que o alvi-celeste viveria mais um ano difícil, disputando mais um "Grupo X" da vida, sendo quase rebaixado, ou até mesmo rebaixado. Mas esquecem do histórico da Rua da Chita. O mesmo Ceres que sempre entra como zebra nas competições, muitas vezes apronta boas surpresas. Geralmente é um time de chegada. Um time que dá trabalho.
A mídia esqueceu que este ano as competições seriam disputadas quase que paralelamente. A mamata de clubes da Segundona pegarem elencos quase que completos de times da 1ª Divisão, por ora, acabou. Todos os times tiveram que se virar com jogadores disponíveis no mercado. E o Ceres trouxe bons jogadores, que já passaram pela Rua da Chita, como Thiago Sá, Leandrinho, da boa campanha de 2006. Trouxe também o veterano Samaroni, que já se destacou em diversas equipes médias e pequenas do futebol nacional, e vem fazendo um bom papel. Além de jogadores guerreiros que livraram o clube do rebaixamento em 2008, como Caio, Arthur, Eudes, Raphael Ernesto...
O resultado é que o Ceres tem jogado de igual pra igual com os favoritos. Deu sufoco ao Sendas em sua própria casa, e só não levou deviddo á uma falha infantil da defesa. Coisas do futebol. A partir de então, tirando a pífia apresentação contra o Bonsucesso, o Ceres foi sempre superior. Até na outra derrota, contra o Sampaio Correa, o clube celeste mostrou que veio para brigar. A derrota veio devido á outras infelicidades do futebol, fazer o que? Perda de penalty, perda de gols feitos, falha do goleiro... Mas isso não tirou o ânimo dos jogadores de mostrar que este ano pode ser diferente. O clube veio para brigar! Então, se as boas apresentações continuarem nesse returno, nada tirará a classificação para a 2ª fase. E quem sabe, enfim, a sonhada ascensão à elite do Futebol Carioca não vem esse ano? Com o campeonato bem nivelado tudo pode acontecer, e não se deve deixar de acreditar.
O único clube, que muitos teriam certeza, inclusive eu, que poderia ser considerado favorito devido suas últimas apresentações é o Quissamã. Clube que faz parte de um Grupo A bem nivelado, mas que mesmo assim tem se destacado, mostrando que merece abocanhar uma vaga para a elite. E se tudo der certo, se o futebol não aprontar uma de suas surpresas, deverá figurar entre os grandes em 2011. E o Ceres tem tudo para lutar e conseguir a outra vaga. O ignorado Ceres. Que sempre entra como zebra. Melhor que continue assim. Então, quando a belíssima camisa azul celeste estiver brilhando debaixo dos holofotes da elite carioca, todos os torcedores poderão sorrir satisfeitos. Nosso time, alvo de deboches, que já foi chamado de time de político e até, absurdamente, de clube-empresa(ontem pela mídia da cidade de Campos) poderá calar a boca(e os dedos) de muita gente. Assim, que venha o returno e que a garra de nossos jogadores continue!

Um comentário:

Stéfano Salles disse...

A ignorância realmente é um pecado grave. Mas sabemos que são os bons resultados que poderão transformar o Ceres em um clube conhecido.

O bom início de Campeonato é uma surpresa. Mas apenas porque a própria adminstração jogou sobre o clube nos últimos anos uma grande atmosfera de descrédito que pode dessa vez se dissipar.