terça-feira, 27 de maio de 2008

Resgate da História: Foto da equipe campeã do D.A.. - 1985

Em 1985, o Ceres conquistou o seu primeiro título em competições oficiais da Federação de Futebol do Rio de Janeiro (FERJ): o Campeonato do Departamento de Futebol Amador da Capital (DFAC). Aquele foi o ano de sua estreia na competição, embora o clube já fosse filiado à Federação desde a década de 1950.

Um dos goleiros do Ceres naquela ocasião, Marcos Vinicius Silva, cedeu a foto a seguir, que ilustra a equipe campeã em pleno Maracanã, momentos antes da grande final, contra o São José, de Barros Filho. 

O DFAC era um campeonato oficial entre clubes amadores, promovido pela FERJ. A competição era conhecida como Campeonato do Departamento Autônomo (D.A.) enquanto promovida pela Federação Metropolitana de Futebol (FMF), a partir de 1949. Após a fusão desta com a Federação Fluminense (FFF), em 1978, originando a atual FERJ, a competição passou a ser denominada campeonato do Departamento de Futebol Amador da Capital (DFAC), porém continuou sendo conhecida como D.A., informalmente, até o início da década de 1990.

Hoje em dia, este mesmo torneio é conhecido como Campeonato Amador da Capital. 
Além de conquistar o D.A. em 1985, na categoria de adultos, o Ceres foi vice-campeão em 1986 na categoria juniores. Já em 1987, também na categoria de adultos, ocupou a quarta colocação em sua última participação, já que em 1988 o clube profissionalizou-se.


Clique na imagem para visualiza-la em tamanho maior.
 Momentos antes da grande final do campeonato do Departamento Autônomo em 15/12/1985: Ceres e São José de Barros Filho fizeram a preliminar de um jogo do Campeonato Carioca entre Bangu e Flamengo. O resultado do jogo foi 1 x 0 para o Ceres, gol de Peniche no 1º tempo. Ceres, Campeão do D.A. em 1985 no Maracanã.

Matéria Publicada aqui originalmente em 2008
Atualizada em 06/11/2020

8 comentários:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

MEU AMIGO AINDA ESTOU ESPERAMDO O CONVITE PARA FALAR MAIS DO CAMPEONATO DE 1985 DO D.A. POIS CONVERSEI COM AUGUNS JOGADORES DA EPOCA E ELES TOPARAM FALAR SOBRE O JOGO ESTAMOS A DISPOSIÇÃO, POIS O CERES PODERIA FAZER UM ENCONTRO COM OS JOGADORES DAQUELA CONQUISTA EM QUE TAL.
MARCOS VINICIUS SILVA.

Edimilson Ramos disse...

Fui jogador do São José, na década de 70 e tive a felicidade de ser tri-campeão carioca em 1980 e entendo a felicidade de voces naquele dia em que foram campeões em pleno Maracanã e com um golaço.
Foi um verdadeiro Gol de Placa, com direito a lençol e bicicleta e eu estava no Maraca e assisti tanto a vitória de voces quanto ao do Bangu sobre o Flamengo.

Anônimo disse...

Valeu amigo e obrigado pelas suas palavras um forte abraço.

Unknown disse...

Meu Pai era o JAIRO, treinador do São José. Eu tinha dez anos e acompanhei a campanha do banco de reservas. Mas naquele jogo tive que me contentar em ver das cadeiras. Numa daquelas conversas gostosas entre pai e filho ele me contou que esse jogo nunca havia saído da sua cabeça. E principalmente um lance que nos minutos finais o centroavante, se eu não me engano o Reis, perdeu inacreditavelmente. Mas para mim ver essa postagem aqui é muito especial. Obrigado! assinando Michel.

Unknown disse...

Olá agui é Celso estava nessa final,belas recorações abraço a todos

Unknown disse...

Boa noite Marcão quem está fazendo o comentário nesse momento é bebeto participei desta final, que tomou o lençol foi meu querido amigo e zagueirao Celso e não o Waltinho se o reis não tivesse feito aquela graça de tocar de letra o jogo seria outro mais são coisas do futebol. Um abraço do amigo bebeto

MARCOS disse...

BOM DIA A TODOS JA SE PASSARAM 38 ANOS MAIS A RECORDAÇÃO AINDA E MARCANTE EM MEU CORAÇÃO, PARABENS A TODOS OS COMENTARIOS AQUI E O GOLEIRO MARCOS, ABRAÇO A TODOS QUE FIZERAM PARTE DESSA HISTÓRIA.