quarta-feira, 4 de novembro de 2020

Resgate da História: Em 1954, num jogo de 12 gols e três viradas, o Ceres venceu o Campo Grande

 Fonte: Blog História do Futebol

Link da Postagem Original: https://historiadofutebol.com/blog/?p=81821



Assim descreveu a reportagem do Gazeta de Notícias sobre a vitória do Ceres sobre o Campo Grande, então campeão do Departamento Autônomo. A matéria na íntegra:

“O mau tempo reinante na tarde de domingo  último (no dia 28 de março de 1954) não impediu que um numeroso público circundasse completamente o campo do Ceres Futebol Clube a fim de assistir às festividades da passagem do 5º aniversário do campo do clube banguense.

SENSACIONAL FEITO DO CERES

O quadro de amadores do Ceres deixou gravado um grande triunfo, em sua praça de esportes. Vencendo o Campo Grande Atlético Clubecampeão do Departamento Autônomo, pela contagem de 7 x 5.

A PELEJA EM RESUMO

Mesmo com o gramado completamente encharcado e com chuva caindo, os dois conjuntos proporcionaram uma luta movimentada, que vez vibrar o numeroso público presente ao espetáculo.

Campo Grande marcou o seu gol 1º gol, logo aos 5 minutos por intermédio de Arley. Aos 15 minutos, Naldo ampliou para o Campusca. Nilton Macaco aos 39 minutos conquistou o primeiro gol do Ceres. Terminando a primeira fase, com o escore de 2 x 1, favorável ao campeão do D.A.

Na fase complementar, o goleiro Jorge, do Campo Grande, não pode continuar guarnição a meta de seu clube, em virtude de ter sofrido uma contusão no braço direito. Em seu lugar entrou Cacique, que foi uma lastima. O Ceres empatou logo aos 3 minutos por intermédio de Nilton Macaco e aos 10, desempatou para o clube banguense.

Walter empatou a partida aos 12 minutos. O centroavante do Campo Grande colocou o clube em vantagem assinalando o quarto tento aos 15 minutos. Foi assim que o goleiro Cacique deixou passar uma penosa bem gorda. Espertinho atirou do meio de campo e a bola foi às redes.

Os dianteiros e médio do Ceres conheceram o fraco do goleiro do Campo Grande e chutavam de toda maneira e de longe. Gringo novamente atirou do meio de campo e marcou o 5º gol do Ceres. Samuel empatou. Logo a seguir para Jorge colocar já nos últimos minutos o seu clube em vantagem no marcador. Wilson cometeu toque dentro da área e Maurício encerrou a contagem”.

 

CERES F.C.             7          X         5          CAMPO GRANDE A.C.

LOCAL: Estádio (João Francisco dos Santos) da Rua da Chita, no Bairro de Bangu, na Zona Oeste do Rio.

DATA: Domingo, do dia 28 de março de 1954

CARÁTER: Amistoso estadual

ÁRBITRO: Araquém Destri (Boa atuação)

CERES FC: Toninho; Aimoré e Neném; Zico, Espertinho e Gringo; Maia (Tito), Geraldo, Nilton Macaco, Jorge e Maurício.

CAMPO GRANDE: Jorge (Cacique, depois China); Vergilio e Wilson; Gualter, Tião e Gambiarra; Naldo, Samuel, Walter, Lica e Arley.

GOLS: Arley aos 5 minutos (Campusca); Naldo aos 15 minutos (Campusca); Nilton Macaco aos 39 minutos (Ceres), no 1º Tempo. Nilton Macaco aos 3 e 10 minutos (Ceres); Walter aos 12 e 15 minutos (Campusca); Espertinho aos 21 minutos (Ceres); Gringo aos 29 minutos (Ceres); Samuel aos 35 minutos (Campusca); Jorge aos 43 minutos (Ceres); Maurício, de pênalti, aos 46 minutos (Ceres), no 2º Tempo.

PRELIMINAR: Ceres (Aspirantes)  2  x  0  Santa Rita (equipe principal)


 FONTEGazeta de Notícias

Matéria Publicada aqui originalmente em 2020

Nenhum comentário: